quarta-feira, 1 de julho de 2015

O esmalte venceu, e agora?

Olá pessoal, tudo bem? 
Hoje vamos falar de um assunto bem polêmico, que sempre surge quando falamos que colecionamos esmaltes, a data de validade.




Sempre que eu comento com alguém que coleciono esmaltes, os primeiros comentários são: "Nossa mas esmalte vence!" ou "Deve ser tudo vencido." 
Nossa nem sei quantas vezes já ouvi esses comentários ou algo do tipo, no inicio eu até me incomodava com isso, mas agora nem me importo mais. Quem gosta muito de esmaltes, faz coleção, ou até trabalha com esmaltes, vai ter um ou outro vencido no meio deles. E aí vem o problema, o que fazer quando o esmalte vence? 
Existem aquelas que usam, e outras preferem jogar fora. Eu faço parte do grupo das que usam esmalte vencido. Sim eu uso e já explico porque, as datas de validade em esmaltes no Brasil são meras formalidades da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ela estipula um tempo de 3 anos de vida útil do esmalte, o que eu não concordo, pois com o esmalte e muitos produtos a validade só começa a contar quando o produto entra em contato com o ar.
Eu não sou nenhuma expert para poder afirmar que não vai ter problema usar esmalte vencido ou que só aquelas determinadas pessoas poderão usar o esmalte vencido, mas depois de muito procurar sobre a data de validade de esmaltes, e se pode ou não usar eu cheguei a conclusão de que EU usaria, não estou dizendo para ninguém para usar mas que eu uso.
No blog Loucas por Esmalte tem dois artigos sobre a validade dos esmaltes, inclusive em um deles têm um comentário de uma leitora que pode falar com propriedade sobre o assunto, a Hannah Ralha, o primeiro é A tal da validade e o segundo e que contém o comentário é O que aprendemos sobre a tal da validade? .
E aí, o que vocês fazem quando o esmalte vence?

Nenhum comentário:

Postar um comentário