domingo, 18 de outubro de 2015

Outubro Rosa

Oie como vocês estão?
Acho que perceberam que só estou usando rosa, rsrsr pois é, eu aderi a campanha do "Outubro Rosa".


   Para quem ainda não sabe o "Outubro Rosa" é um movimento popular internacional da luta contra o câncer de mama. Ele é comemorado em todo o mundo desde 1990, com a intenção de incentivar mulheres de todo o mundo a promoverem atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença.
   Na verdade têm que se ter atenção em todos os meses do ano, afinal trata-se de uma doença muito séria. Apesar disso, o mês de Outubro foi o escolhido para representar a causa. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de todos.
   Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
 A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
  A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.


O Outubro Rosa no Brasil

   A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa.
   Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.
   Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. No estado de São Paulo todo ano são realizados 2 (dois) mutirões de mamografia sendo, um em maio e o outro em novembro.
  Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades. O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. E pela primeira vez, o Cristo Redentor ficou iluminado de rosa no Outubro Rosa.
   Em maio de 2009, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, novamente iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo.
   A partir daí todos os anos em redes sociais, na televisão e em outros meios de comunicação, em todo o mundo, o Outubro Rosa marca presença para conscientizar as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama ou a diagnosticar mais cedo a doença, aumentando as chances de cura.
   Todos podem participar, e a melhor forma de ajudar é divulgar informação, então um simples compartilhamento de informação sobre o assunto já faz toda a diferença. Eu aderia essa campanha, e a minha forma de participar, como uma boa amante de esmaltes, é usando em todo o mês de outubro esmaltes na cor rosa. Encontre sua forma de ajudar, vamos todos participar também!



Fontes:

http://www.cooeemix.com.br/artigos/432-outubro-rosa

http://www.caism.unicamp.br/index.php/using-joomla/extensions/components/content-component/article-categories/77-demo/543-historia-do-movimento-outubro-rosa

http://www.amucc.com.br/

Amanda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário